sexta-feira, 25 de abril de 2008

A danada da virose

No último final-de-semana passamos momentos de angústia com Arthur (o amado primo) internado no Amip com a tal virose... apesar de não gostar de levar Juan em hospitais, fomos visita-lo no domingo. Era de partir o coração ve-lo chamar por "Di" até nos sonhos. E um dos comentários nesse dia era que Juan não adoecia há uns dois anos. Ah, tava bom de mais pra ser verdade...

Quando cheguei em casa ontem por volta das 17:30 encontrei Juan assistindo televisão. Ele olhou pra mim e encheu os olhos d'agua. Sentei ao lado dele e perguntei se houve algum problema no colégio...
-Filho, o que houve?
-Nada... (às lágrimas)
-Diga a pai o que houve... foi no colégio? Tá sentindo alguma dor?
-Dor-de-cabeça... foi por causa do barulho quando a tia colocou um filme pra assistir. Todo mundo começou a gritar! (choro à vera) - logo coloquei-o nos braços e percebi que o problema era outro. Ele estava com 39º de febre...
Daí pra frente foi uma verdadeira maratona. Dei uma dose de Dalsi (antitérmico) e vitamina C, mas depois de quase uma hora a febre continuava.
Eu já havia ligado para Érica, ela estava vindo do trabalho e me disse que aguardava na parada de ônibus da Universidade.
Aprontei Juan, peguei Érica como combinado e fomos direto para o Amip. Chegando lá, a cena era de caos... cerca de 15 crianças aguardando atendimento. Dois médicos e uma única enfermeira para dar conta de tudo. E pra piorar, quando deu 20h o segundo médico encerrou o expediente, deixando apenas Dra. Rejane, a plantonista da noite.
Depois de mais de uma hora aguardando, finalmente fomos atendidos.
Juan havia vomitado em casa e no caminho do hospital. E sempre que ele vomita, o esforço faz com que apareçam uma pintinhas vermelhas na bochecha e ao redor dos olhos, foi assim desde novinho. Ele tem uma hipersensibilidade nos micro-vasos faciais, mas nada de preocupante - segundo Dr. Fernando Cunha Lima.
Quando a médica percebeu as pintas, logo pediu para que um hemograma fosse providenciado, pois aquele era um indício de dengue hemorrágica. Quando ela disse isso meu coração foi no chão! E o pior de tudo é que o Amip não fazia o exame naquele horário, daí ela pediu para que a enfermeira colhesse o sangue, e nos encaminho para o laboratório do Memorial São Francisco, na Torre.
Eu tive que conversar muito para Juan poder deixar colher o sangue, mesmo assim ele ainda chorou bastante, o que fez aumentar ainda mais pintinhas do rosto...
Como combinado, deixamos o material no laboratório e fomos pra casa aguardar o resultado. Eu iria ligar depois de uma hora para o Amip, pois o resultado seria enviado via fax pelo MSF.
Juan estava com a barriga inchada, cheio de gases, e pra completar, não fazia cocô há 2 dias (fez agora, às 10:30 da sexta-feira, 25/04). Ele se queixava muito de dores abdominais, mas depois de uma dose de Luftal, as dores passaram e ele conseguiu dormir.
às 23h eu liguei para o Amip perguntando do fax, elas me responderam que ainda não havia chegado e pediram para que eu ligasse para o MSF, assim o fiz. O cara do MSF disse que o fax havia sido enviado e confirmou até o nome completo de Juan. Lá vou eu ligar novamente para o Amip... dessa vez meus créditos acabaram. Peguei o celular de Érica, liguei novamente para o Amip. A menina lá disse que não havia recebido o fax e que iria entrar em contato com o MSF. Depois de uns 15 minutos liguei novamente. Ela disse que o fax do MSF tava com defeito e que o rapaz do laboratório havia passado o resultado do exame por telefone e que a médica ainda iria olhar. Ah, aí eu fiquei puto, e disse que era um caso de urgência e que nós dependíamos disso para saber se Juan estava com dengue hemorrágica ou não. Se deveria se internado ou não!!! Não fui muito delicado com a coitada da recepcionista, mas que se dane os bons modos numa hora dessas! Rapidinho ela foi entregou o resultado a médica e me disse que ela (a médica) ligaria de volta.
Depois de uns 10 minutos a médica do Amip liga. De acordo com os exames ele não estava com dengue... ufa!
Às 23:30 fui ao MSF pegar o exame para levar no Amip, desconfiando do resultado passado por telefone, claro. A médica olhou e realmente confirmou o diagnóstico. Era a danada da virose!
Ele agora está bem melhor, mas a febre continua. A tarde retornaremos ao Amip para a médica avaliar o quadro novamente.

Terror: o vômito de Juan saiu avermelhado. Quando a médica falou em dengue hemorrágica nós quase infartávamos juntos, eu e Érica. Mas logo lembramos que Juan havia levado um suco de uva para o lanche do colégio... :)

Um comentário:

Dora Botevinne disse...

ola meu nome e julie, estava lendo a historia de juan,e no meu caso eu tambem tive dengue mas não hemorragica, eu vomitei e quando me olhei em frente ao espelho me deparei com pintinhas ao redor dos meus olhos tambem, gostaria de saber se a de juan sumiu ou continuo no rostinho dele..
atenciosamente
julie