quarta-feira, 16 de abril de 2008

Tarefa de casa

Eu nunca me interessei muito por estudos, essa é a verdade. No ginásio (de 5ª a 8ª) eu era um dos melhores, sempre com notas a cima da média. Mas com o passar dos anos comecei a estudar apenas o que realmente me interessava, o que achava mais curioso, misterioso, talvez.
Língua portuguesa nunca foi o meu forte; em matemática nunca fui um exemplo a ser seguido. Gostava um pouco de física e química, principalmente das aulas práticas, no laboratório da ETFPB, mas na hora das provas escritas eu sempre me ferrava... se não fosse a galera eu tava perdido (sinceros agradecimentos a Lucas, Sérgio, Ladyjane, Surama, Mamede, Valcir, Fábio, Niathammer, Uirá... :). Ah, em desenho técnico e artes eu sempre me saía bem, era como eu conseguia um certo prestígio na turma. Tinha gente que brigava pra me ter nos grupos de xilogravura, pintura, artesanato... mas o que eu gostava mesmo era de estudar ocultismo, hipinotismo, paranormalidade, essas coisas. Passei alguns anos comprando livros mofados no sebo cultural da 13 de Maio, mas até hoje não encontrei o que queria. Na verdade eu nem sei se queria encontrar alguma coisa... afinal de contas era tudo curiosidade. Estudei um pouco de tudo aquilo que envolvesse sociedades secretas, magia, bruxaria, paganismo, druidismo, umbanda, vodu, sem falar em um pouco de filosofia, mitologia greco-romana, mitologia escandinava, egiptologia, astrologia, druidismo, gnosticismo, teosofia, teologia. Cheguei a praticar uns exercícios de concentração e meditação, participar de cerimônias pagãs; até que consegui alguns "desdobramentos astrais", mas isso é passado. E, com muito respeito, hoje não me intrometo mais em assuntos que não são de meu domínio. Mas português e matemática nunca foram mesmo o meu forte. Acho que se Hogwarts realmente existisse, eu não me teria formado em Processamento de Dados. :)
O interessante é que noto em Juan a mesma "dispersão" que eu tinha na hora de fazer as tarefas de casa. Até hoje eu encontro dificuldades em me concentrar para fazer algo que não me dá prazer, só por obrigação. E é isso que sinto em Juan na hora da tarefa. Algumas pessoas dizem que ele não se concentra, que é distraído e tal. Só queria que o vissem jogando Super Mário ou os Incríveis! Ele entra num estado de "superconcentração" invejável... ah, em algumas brincadeiras, do tipo modelagem, quebra-cabeças e xadrez, por exemplo, ele também mostra uma boa desenvoltura, mas só quando está realmente com vontade.
Tendo ciência dessa "dificuldade" para fazer as tarefas, passei a adotar um método diferente para que ele começasse a sentir prazer com os deveres-de-casa. Simplesmente comecei a brincar com as tarefas, fazendo piadas e ensinando métodos de contagem e memorização de forma divertida. Pronto, deu certo... antes era um estresse danado pra fazer uma tarefa ou outra, mas agora a coisa começou a melhorar. Só espero que ele não passe a fazer piada com tudo que a tia ensinar na sala de aula... se bem que ele faz piada o tempo inteiro! Não sei a quem puxou...

Foto: momento em que Juan recebe o certificado da alfabetização, em 2007. Ninguém pediu para que ele fizesse pose para a foto, mas ele não ia deixar por menos... ficou muito massa! :)

Nenhum comentário: