terça-feira, 25 de março de 2008

Pobres hamsters

Juan Diego ganhou dois hamsters ano passado. Na verdade ele queria um cachorro, mas moramos num apartamento pequeno, então convenci-o de que o ideal seria termos animais pequenos - sinceramente, o ideal seria não termos animais. Bem, cheguei com os bichinhos de surpresa e foi aquele sucesso! Receberam logo os nomes de Catoco e Pitoco... criativo, né?
Hoje cheguei na hora do amoço com ração, pozinho para banho seco e grãos de celulose pra colocar na gaiolinha que, pra falar a verdade, tava parecendo mais um mini chiqueiro.
Juan e sua fiel escudeira, prima e amiga de confiança para todas as horas, Letícia, trataram logo de buscar a gaiola enquanto eu ia abrindo as sacolas. Lavamos tudo, colocamos nova ração, novo pozinho... ficou um 'brinco'. Agora era só almoçar, vestir a farda e aguardar a van para ir ao colégio. Mas, claro que não foi tão simples...

Enquanto eu preparava o almoço, Juan resolveu salvar um dos hamsters que estava com a cabeça engalhada numa fresta da gaiola - que fica presa na parede da varanda por dois pregos mais ou menos a 1m do chão. Da cozinha eu ouvi o barulho. Pronto, era só o que faltava a 15 minutos para a van chegar... quando vi a cena passei alguns segundos pra saber qual reação tomar. Era hamster pra tudo quanto é lado, grãos de celulose misturado com ração, tudo espalhado de canto a canto da varanda. O tal 'poizinho para banho seco' virou uma núvem de poeira branca que deu até mais dramaticidade à cena :) Quando olhei pra ele... o pobre estava amarelo, com os olhos 'abuticados', apreensivo com a reação que eu iria tomar. Simplesmente ele disse: "fui tirar a cabeça dele, aí caiu!", com a voz trêmulas e os olhos marejados.

Pensei em dar um bolo em cada mão (como minha vó Lourdes dizia), mas coitado, ele realmente não teve culpa. Mesmo porque a intenção foi a melhor possível. Mas mantendo a voz firme e ao mesmo tempo querendo toma-lo nos braços, segurei a vontade de rir da situação e pedi que fosse pegar uma vassoura e a pá para arrumar o estrago... ainda deixei que ele limpasse um pouco do chão, mas logo pedi para que fosse almoçar por que só faltava 5 minutos...

Pois é, acabei limpando tudo, organizei os benditos hamsters e Juan não perdeu a van...

Nenhum comentário: